terça-feira, 26 de outubro de 2010

DESIGNAÇÃO PARA O ANO LETIVO DE 2011 (CADASTRO)

Encontra-se aberto até às 17:30h do dia 29 de outubro de 2010 o processo de inscrição e classificação de candidatos à designação para o exercício de função pública nas unidades de CTPM destina-se a criação de banco de dados de Professor e Especialista em Educação Básica da Policia Militar, para o preenchimento de cargos vagos ou em substituição no ano letivo de 2011, observadas as normas que regem o assunto.

No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

I – Formulário de inscrição fornecido pelo CTPM.

II – Cópia da carteira de identidade.

III – Currículo Vittae e documentos comprobatórios da formação, qualificação e da experiência profissional na área de atuação, conforme especificados nos anexos “C” a “G” da instrução disponível no Colégio

No caso de professor alfabetizador e de apoio pedagógico para atender aluno portador de necessidades especiais, deverá apresentar também os documentos comprobatórios da experiência profissional na área de atuação.

A documentação deverá ser apresentada de forma organizada, com relação dos títulos, fotocópias numeradas e rubricadas pelo candidato.

A constatação de irregularidade na inscrição, em qualquer época, implicará no indeferimento da mesma ou na eliminação do candidato em qualquer fase do processo.

A inscrição no processo implica na aceitação irrestrita das condições estabelecidas nesta Instrução, bem como de todas as normas que a norteiam.

Não serão aceitas inscrições provisórias, condicionais, com documentos irregulares, ilegíveis ou rasurados, que não atendam ao estabelecido nesta Instrução, sendo permitida a inscrição mediante procuração, com firma reconhecida.

Poderão se inscrever no processo regulado por esta instrução os candidatos que não atuaram no CTPM no ano letivo de 2010 e que atendam aos requisitos mínimos exigidos para o exercício da função pública:

Professor de Educação Básica – 1ª série do Ensino Fundamental – Alfabetizador: Curso Normal Superior reconhecido destinado à formação de docentes para a Educação Infantil e para as 04(quatro) séries iniciais do Ensino Fundamental ou de Pedagogia, com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas, desde que conste do Histórico Escolar “Metodologia e Prática de Ensino de 1º Grau”, acompanhado da habilitação em Educação Infantil ou comprovação de experiência como alfabetizador;

Professor de Educação Básica – 1ª série do Ensino Fundamental – PAP/PNE: Curso Normal Superior reconhecido destinado à formação de docentes para a Educação Infantil e para as 04(quatro) séries iniciais do Ensino Fundamental ou de Pedagogia, com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas, desde que conste do Histórico Escolar “Metodologia e Prática de Ensino de 1º Grau”, acompanhado da habilitação em Educação Infantil ou comprovação de experiência como alfabetizador e Curso de Pedagogia ou Normal Superior com especialização em Psicopedagogia e/ou Educação Inclusiva/Especial.

Professor de Educação Básica – 2ª a 5ª série do Ensino Fundamental: diploma de conclusão de curso, devidamente registrado e legalmente reconhecido de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior, com habilitação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, expedido por Instituição de Ensino Superior credenciada;

Professor de Educação Básica: Língua Portuguesa, Redação e Expressão/Literatura, LEM-Inglês, LEM-Espanhol, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Ciências/Biologia, Educação Religiosa, Física, Química, Arte/Artes, Filosofia e Sociologia: habilitação específica na área de atuação, obtida em curso superior com licenciatura plena ou graduação com complementação pedagógica;

Especialista de Educação Básica – SP/OE: habilitação especifica em supervisão pedagógica ou orientação educacional obtida em curso superior de Pedagogia ou especialização em Pedagogia com licenciatura em área específica.

MAIORES INFORMAÇÕES, PROCURAR A SECRETARIA DO COLÉGIO.

APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA




Um verdadeiro espetáculo de aproximadamente duas horas emocionou mais de quinhentas pessoas na noite sexta-feira (22) no Teatro Municipal Vera Cruz. A Orquestra Jovem do Colégio Tiradentes e vários artistas da cidade apresentaram um verdadeiro show, jamais visto em Uberaba. As pessoas que acompanharam espetáculo se emocionaram, sorriram, deixaram as lágrimas de felicidade e emoção descerem pelo rosto.


Fotos: Sérgio Teixeira

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MINUTA EDITAL

CTPM/CAIXA ESCOLAR

LICITAÇÃO – COTAÇÃO DE PREÇO: A Caixa Escolar Soldado Gustavo dos Santos Silva, do CTPM/Uberaba, torna pública a abertura de Procedimento Licitatório visando contratação de serviço para a execução de obras de ampliação da rede física da Escola, conforme discriminado no Edital de Licitação nº. 003/2010-CTPM  Abertura das Propostas Comerciais será no dia 05/11/2010, às 14:00 hs. Demais informações e acesso ao Edital, na Secretaria do CTPM/Uberaba, situado na Praça Governador Magalhães Pinto, Nr 634, Bairro Fabrício, Uberaba-MG, telefone: (034) 3318-3825.

 - Através do termo de compromisso nº 590560/10, o Colégio Tiradentes de Uberaba recebeu recurso orçamentário destinado a ampliação da Escola com a construção das salas para abrigar as séries iniciais do Ensino Fundamental.

- O repasse destina-se a construção com ampliação de sala de professores, almoxarifado, secretaria, arquivo, diretoria, banheiros no primeiro bloco. Ampliação de vestiário com banheiro, área de serviço, DML, dispensa, cozinha e dois sanitários no bloco 2. Ampliação de 06 salas de aula, laboratório de informática e sala de leitura. Pátio coberto ligando os três blocos.

- A previsão é que a construção esteja pronta em 04 meses e terá sua entrada voltada para a rua Delfim Moreira.





quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ALMOÇO DE DOMINGO...


A Comissão de Formatura da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Tiradentes, informa que estarão promovendo no dia 24 de outubro (domingo) a venda de uma deliciosa Galinhada. Os marmitex serão vendidos no valor de R$ 5,00 (cinco reais) e deverão ser retirados no Colégio no período de 11:30 às 15:00 horas.

Não Perca!!


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CEM MIL...



O nosso muito obrigado à todos que nos ajudaram a chegar nesta marca. Valeu!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PROFESSOR...


"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais."

 Rubem Alves


É com esta frase do Mestre Rubem Alves que parabenizamos todos os professores do Colégio Tiradentes de Uberaba, pela dedicação e empenho diário na construção de uma sociedade melhor.


Feliz Dia do Professor!!


Abraços da Direção Pedagógica, Supervisão e Orientação.

VOCÊ SABE COMO SURGIU O DIA DO PROFESSOR?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Fonte: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ALUNOS DO CTPM PARTICIPAM DE LANÇAMENTO DE LIVRO



Na noite de ontem, no Centro Cultural Cecília Palmério, aconteceu o lançamento do livro "Comunidades Blindadas" de autoria do Tenente Flávio Jackson Ferreira Santiago. Na solenidade, o público pode assistir uma encenação do ator Nilo Sabino, declamando fragmentos do livro. Tal encenação contou com a participação de alunos do Colégio Tiradentes, que atuaram de forma espontânea e brilhante, recebendo do público presente uma grande salva de palmas!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VOLTAMOS!!

Olá...

Retornamos com muita alegria o nosso BLOG. Com um novo design e novas propostas de informações, buscaremos sempre atualizá-lo com notícias que possam ser importantes e que valorizem as atividades dos nossos alunos, pais, professores e funcionários.

Continuem participando!!

Atenciosamente,

Direção Pedagógica